(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Após rodadas de negociações encabeçadas pelo SISMA, Unimed Cuiabá corta intenção de reajuste em quase 50%


08-05-2024 11:21 - ASSESSORIA SISMA/MT

Após rodadas de negociações junto à Coordenadoria de Mercado Unimed Cuiabá Cooperativa de Trabalho Médico, o Sindicato de Servidores da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA-MT) obteve mais uma importante vitória em relação aos reajustes de contratos. Ao invés de uma alta anual de 33%, as tratativas encabeçadas pelo Sindicato conseguiram reduzir para um índice de 17,49%, ou seja, um ‘corte’ de quase 50% entre a proposta empresarial e a força-tarefa sindical.

Como explica o presidente do SISMA/MT, Carlos Mesquita, o reajuste de 17,49% vale para todos os filiados do SISMA que têm contrato de prestação de atendimento médico-hospitalar com a Unimed Cuiabá. “Não estamos aqui comemorando reajuste, porém, é preciso ressaltar e enaltecer a resiliência do Sindicato em buscar negociar sempre e todo custo, bem como a disposição da Unimed em nos ouvir, e buscarmos assim, uma solução mais coesa e adequada ao período”.

A coordenadora do Núcleo Jurídico do SISMA/MT, Caroline Mendes, endossa o posicionamento do presidente Mesquita em relação ao reajuste, “de fato não há o que ser comemorado, porém, conseguimos uma significativa margem de corte entre a intenção de alta e a alta efetiva sobre os contratos. A título de comparação, o reajuste anual de contratos da Unimed junto aos assegurados pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Mato Grosso, foi de 15% ou 19% conforme o contrato, e esse é um dado público. Reforço, estamos longe do cenário ideal, mas dentro da realidade, é sim uma vitória que coroa os esforços da atual gestão do SISMA/MT em sempre buscar o melhor aos seus filiados”.

Mesquita destaca que o entendimento vem sendo alinhado desde o início de abril, quando foi realizada a primeira reunião para tratar do reajuste, na sede da Unimed Cuiabá, diretamente com o Coordenador de Mercado da cooperativa, Uziel Felizardo da Silva. “Agora em maio, voltamos a nos reunir e chegamos ao consenso e dentro dessa realidade chegamos ao melhor cenário possível”.

Ainda conforme Mesquita, como foi aberto um canal de diálogo, ou seja, com todos os lados com vez e voz. “O SISMA sempre atuará na defesa dos filiados. O Uziel nos abriu {e o documento está aqui em anexo} uma planilha que comprova o alto índice de sinistralidade dos contratos. O que isso quer dizer? Quer dizer que há despesa aumentando muito, ampliando o dispêndio para além do esperado pela cooperativa. Sem equilíbrio, a despesa passa a ser maior que a receita e poderemos assistir em Cuiabá, o mesmo que vimos com a Unimed Cáceres e nossos filiados sabem do que estamos falando”.

As tratativas ocorreram via troca de e-mails e reuniões presenciais realizadas nos dias 17/04/2024 e 06/05/2024.

Ainda conforme o consenso, o reajuste começa a valer agora em maio.

Arquivos para download

Planilha Unimed Cuiabá

Deixe Seu Comentário


Links rápidos