(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

SISMA participa de reunião com governo e deputados sobre mudanças no comando SAMU


21-07-2025 08:00 - ASSESSORIA

Na próxima terça-feira(22) representantes do SISMA, do governo e da Assembleia Legislativa se reúnem para discutir a mudança do comando do SAMU. O projeto de decreto legislativo 08/2025 que suspenderia  o Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT) foi retirado da pauta na sessão da última quarta-feira(16).


Os trabalhadores do SAMU não concordam com essa mudança proposta pelo governo sem ter sido ao menos discutida com eles. “O governo precisa ouvir os trabalhadores do SAMU que atendem a população. Não pode simplesmente mudar sem ouvir os profissionais do SAMU, inclusive essa forma súbita tem provocado prejuízos a população”, afirma o presidente do SISMA.


A retirada da pauta foi um pedido feito pelo O deputado estadual e primeiro secretário da ALMT, que também é médico, o Dr. João (MDB). “Esse diálogo é essencial para encontrarmos o melhor caminho. Precisamos ouvir os servidores, que estão na linha de frente, e o governo, para garantir um serviço de qualidade sem comprometer a autonomia do Samu. Só assim chegaremos a uma solução que beneficie a população”, declarou Dr. João, um dos autores do projeto para evitar a mudança, reforçando sua postura de mediação.


TERMO DE COOPERAÇÃO


Conforme o Termo de Cooperação assinado em 07 de julho, entre as secretarias de Saúde e Segurança Pública, transfere o controle da central de regulação do Samu para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), sob gestão do Corpo de Bombeiros Militar.


O governo alega que assim irá oferecer um atendimento mais rápido, só que os servidores da SES e os técnicos do ministério da saúde entendem que o serviço foi criado para atender situações de urgência e emergência que apresentem  risco à vida ou possam causar sequelas graves. Os técnicos do SAMU  afirmam que é fundamental que a população saiba quando e como acionar  o serviço do SAMU-192 para garantir um atendimento rápido eficiente em situações de emergência.(COM INFORMAÇÕES OLHAR DIRETO)


Deixe Seu Comentário


Links rápidos