(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Site denuncia que Secretaria de Estado de Saúde teria omitido déficit da Santa Casa de Cuiabá para o Ministério Público


24-07-2025 07:23 - ASSESSORIA COM PNB

Uma reportagem do site PNB Online revela que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) teria omitido informações sobre o déficit de profissionais de saúde do Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá  para o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) que abriu o procedimento 002677-005/2025 para apurar a denúncia da equipe técnica de que faltam mais de 90 enfermeiros para atender a demanda de pacientes. 

O caso está sendo conduzido pelo promotor Milton Mattos da Silveira Neto da promotoria de saúde coletiva de Cuiabá. 


ALERTA FEITO EM 15 DE MAIO

Segundo a reportagem no dia15 de maio de 2025, a direção do hospital entregou um levantamento que mostra que já havia um déficit de 154 profissionais.

Sendo 13 enfermeiros, 95 técnicos de enfermagem, 4 farmacêuticos, 5 fisioterapeutas, 3 assistentes sociais, 11 auxiliares de farmácia, 5 auxiliares operacionais, 2 condutores de ambulância, 2 estoquistas, 5 secretários de unidade e 4 coordenadores de unidade.

Sem contar a falta de farmacêuticos, visto que  desde outubro de 2024, 3 haviam saído e somente uma plantonista estava cobrindo escalas de 24 horas, em violação à Lei nº 13.021/2014, que exige a presença obrigatória desses profissionais em farmácias hospitalares.


DÉFICT IGNORADO PELA SES

De acordo com o PNB Online, a SES omitiu o déficit generalizado da unidade de saúde mencionando apenas a necessidade de contratar farmacêuticos para a Santa Casa, ao invés de resolver a falta em todos os setores.

Ao ser questionado pelo MPE, respondeu o Ofício nº 239/2025/7ª PJ Cível abrindo seletivo para contratações apenas de farmacêuticos.

A SES através da secretária adjunta Kelluby Soares disse que os “protocolos de segurança” estavam mantidos e estavam analisando a recomposição do quadro.


“Desde a vacância dos cargos, esta direção adotou as providências cabíveis no âmbito de sua competência, com a devida comunicação à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso – SES/MT, por meio do processo n° SES-PRO-2025/33115, a quem compete a reposição dos profissionais. Na oportunidade, foi realizada tentativa de recomposição por meio de processo seletivo vigente, conforme consta no processo n° SES-PRO-2025/07024, entretanto, não houve êxito no chamamento, tendo em vista a ausência de candidatos interessados”, diz trecho da manifestação, que não cita a falta generalizada de profissionais.

A direção da Santa Casa denuncia que a instabilidade de fechamento da unidade e a falta de empenho da SES tem feito os enfermeiros não se interessarem em trabalhar na unidade.

OUTRO LADO SES

Em e-mail enviado à SES, a reportagem questionou a razão de não enviar a resposta completa ao MPMT e porque o diretor do hospital assinou dois documentos: o primeiro informando o déficit e o segundo omitindo o déficit generalizado na unidade de saúde. A secretaria enviou a seguinte resposta:

“A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclarece que respondeu pontualmente aos questionamentos específicos do Ministério Público.”


RESPOSTA MPE

A reportagem questionou se o MPMT teve acesso ao documento interno  que expõe a real situação do hospital, ou apenas à versão oficial da SES, que minimiza o problema. A reportagem também solicitou se medidas seriam tomadas.

Em nota, o MPMT confirmou que recebeu apenas um dos documentos, mas não informou se medidas deveriam ser tomadas em relação à omissão da secretaria. (com informações PNB ONLINE)


foto SES


Deixe Seu Comentário


Links rápidos