(65) 3661-5615 / (65) 3661-5491
Notícias

Combate ao assédio e à violência: SISMA participa da SISES no CRIDAC


06-09-2025 09:53 - ASSESSORIA SISMA MT

O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (SISMA-MT) reforçou mais uma vez seu compromisso com a defesa da integridade dos trabalhadores da saúde ao participar da Semana Interna de Saúde e Segurança do Servidor (SISES), realizada no Centro de Referência Integrado de Atendimento ao Deficiente (CRIDAC).

Durante o encontro, o SISMA promoveu um diálogo aberto com os servidores sobre violência no ambiente de trabalho e assédio, dois problemas que infelizmente fazem parte da realidade de muitos trabalhadores da saúde em Mato Grosso. A atividade teve caráter informativo, ensinando como identificar as diferentes formas de violência, como prevenir, reunir provas e denunciar de maneira eficaz.

SISMA em defesa dos servidores

A reunião foi conduzida pelas advogadas Caroline Mendes (advogada interna do SISMA, integrante da Comissão da Mulher Advogada da OAB e da Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica – ABMCJ) e Elisa Aureliano (advogada criminalista, integrante da Comissão da Mulher Advogada da OAB/MT). Também estiveram presentes o presidente do sindicato, Carlos Mesquita, a vice-presidente Ester Reis e a diretora Silvana Gomes Colombo, reforçando a atuação coletiva da entidade.

Segundo Caroline Mendes, “tratar de assédio e violência é falar de saúde, dignidade e direitos. É papel do sindicato garantir que os servidores tenham ambientes seguros, saudáveis e respeitosos para desempenhar sua função”.

A vice-presidente do sindicato, Ester Reis, reforçou a importância da pauta especialmente do ponto de vista das mulheres:

Como mulher e dirigente sindical, sei o quanto é fundamental que o sindicato esteja ao lado das servidoras e servidores nesse enfrentamento. O assédio e a violência no trabalho não podem ser normalizados. Precisamos apoiar, orientar e acolher, garantindo que todos tenham um ambiente seguro e digno para exercer sua profissão.”

No ambiente de trabalho, especialmente na saúde, situações de assédio moral, sobrecarga e violência verbal ou física contra servidores são recorrentes, em grande parte agravadas pela falta de pessoal e pela pressão das condições de atendimento. O CRIDAC e outras unidades têm relatado episódios que exigem respostas institucionais firmes.

Compromisso do SISMA-MT

Para o presidente Carlos Mesquita, a presença do sindicato em espaços como a SISES reafirma o papel da entidade como guardiã dos direitos dos servidores da saúde:

“O SISMA está atento e não vai se calar diante de qualquer forma de violência ou assédio. Nossa luta é por ambientes de trabalho dignos, seguros e livres de violência, porque quem cuida da saúde da população também precisa ter sua saúde e integridade preservadas.”

O sindicato seguirá acompanhando as situações relatadas, fortalecendo a rede de proteção jurídica e social aos trabalhadores e cobrando do governo medidas efetivas para enfrentar o problema.


Deixe Seu Comentário


Links rápidos